O que é Interoperabilidade na Saúde e como aplicá-lo em sua clínica?
Como as tecnologias aliada a processos podem otimizar recursos e pessoas.
Muito falamos sobre como a tecnologia atua a nosso favor, ainda mais quando o assunto é gestão de negócios. Neste contexto, a interoperabilidade na saúde torna-se cada vez mais essencial na otimização de processos, redução de custos e melhora na qualidade do atendimento.
Mas, afinal, o que é interoperabilidade?
O conceito de interoperabilidade é: um sistema capaz de comunicar, trocar informações e utilizar dados e informações compartilhadas através de um software ou serviço de gestão que tem como finalidade otimização e agilidade de processos de um negócio.
Focado em um processo cada vez mais estratégico e inteligente, a interoperabilidade permite que a gestão seja feita de forma mais eficaz. Na saúde, estes requisitos estão alinhados ao atendimento humanizado, maior alavancagem e um gestão plena.
Trata-se de pensar o local como um organismo único e completo que pode estar ativo a todo momento, com tecnologias e trocas constantes, com ferramentas tecnológicas diversas que corroboram para a uma atenção especial às diversas fases do processo.
Como isso acontece?
A interoperabilidade pode ser entendida primeiro como a aplicação de um sistema em um processo de gestão humano. Após receber as informações, os próprios sistemas processam os dados e conversam entre si depois da implantação de algumas normas-padrão.
Assim, é possível trabalhar simultaneamente, independentemente das características digitais de cada um, trocando informações clínicas entre as diferentes ferramentas usadas, produzindo mais dados e cuidados melhores do paciente.
De forma simples, a interoperabilidade prevê a implementação de um software de gestão que atenda todos os setores da sua clínica e consultório, mapeando os serviços e recursos e imaginando o melhor cenário possível para eles.
Quais os benefícios da interoperabilidade na saúde?
- Busca uma visão completa da saúde do paciente;
- Aumenta o sucesso no tratamento e diagnósticos precoces;
- Agilidade nos processos;
- Garante mais agilidade nos procedimentos;
- Integra melhor às equipes;
- Melhora a gestão de processos internos;
- Melhora a qualidade de dados;
- Aumenta a proteção de informações;
- Diminui atividades repetitivas;
- Facilita a transmissão de informações;
- Reduz custos;
- Constrói uma comunicação mais eficiente;
- Acesso ao histórico do paciente;
- Amplia o atendimento humanizado.
Alguns sistemas operaram com a integração e comunicação de dados, atualmente, no Brasil. Tais como:
- Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)
- Sistema de Informação Radiológica (RIS)
- Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens (PACS)
- Sistema de Gestão Empresarial (ERP)
Como implementar a Interoperabilidade?
Para implementar a interoperabilidade é preciso investir em sistemas de gestão assistenciais, treinamento da equipe e na humanização do atendimento por meio dessas ferramentas, baseada na aplicação de uma tecnologia integrada nos processos internos e diários da sua clínica.
Busque um software que integre todos os setores do seu negócio, aplique ferramentas de gestão e desenvolva um mindset de integrabilidade. A App Health pode ajudar você e sua equipe neste processo.
Clique aqui e agende hoje mesmo uma demonstração!
Ainda não é usuário do App Health?
Entre em contato e solicite um teste grátis.