Quais são as novas tendências da ciência de dados para saúde
Além da melhora de indicadores, o Health Data Science auxilia na otimização de processos
A ciência de dados tem dominado as pesquisas e inovações mundiais. Na saúde não é diferente, seja na medicina preventiva até a gestão de negócios, os dados auxiliam ferramentas a monitorar dados e otimizar informações em prol da administração de clínicas e um atendimento cada dia mais humanizado para os pacientes.
Mas o que é a ciência de dados na saúde?
Conhecida como
Health Data Science, a ciência de dados na saúde é capaz de gerar soluções baseadas em dados e na compreensão das problemáticas apresentadas através da coleta de informações. Oriundo da bioestatistica, ciência da computação e saúde, a ciência de dados possibilita insights tanto para cuidados, tratamentos e gestão.
Para que empresas de saúde possam gerenciar o relacionamento com o paciente e ter cada vez mais eficácia com personalização e escala, é necessário utilizar novas tecnologias. Com a ciência de dados é possível fazer uma gestão da jornada do paciente de forma completa, desde a central de relacionamento, até o atendimento clínico.
Quais são as novas tendências da ciência de dados na saúde?
O Business Analytics (BA) e Business Intelligence (BI):
os métodos de BA e Bi já estão sendo utilizados em sistemas de gestão de tecnologia, na saúde elas auxiliam, principalmente, na tomada de decisão assertiva. Através de coleta, armazenamento e análise dos dados, os métodos direcionam a gestão qualificada de uma instituição. Além, da automatização e visualização de informações referentes a pacientes e doenças.
Gestão unificada:
através de uma central de comando da gestão, o objetivo é aglutinar em uma única ferramenta todas as informações para uma gestão médica eficiente. Para isso, é necessário construir uma infraestrutura de tecnologia inteligente e confiável, algumas ferramentas que podem auxiliar este processo: softwares de gestão, analytics, dashboard personalizada, inteligência artificial e muitos mais.
Process Mining:
conhecido como mineração de dados, a mineração de dados é a aplicação da inteligência artificial em processos, tem o intuito de identificar gargalos e entender os maiores erros das instituições, assim como para diagnosticar falhas em projetos. Contudo, sua principal aplicação é em processos mais robustos.
Inteligência na automatização de processos:
muito falasse em tecnologia em processos, isso significa utilizar o que há de mais tecnológico no mercado na gestão de organizações. Como exemplo, Robotic Process Automation (RPA). Através deles, o gestor pode melhorar a eficiência operacional assistencial e de backoffice.
Depois de entender essas novas ferramentas é importante perceber que todas elas corroboram para uma melhora na sua gestão e para o relacionamento com paciente.
Algumas vantagens de aplicar a Ciência de Dados, são:
- Redução de desperdícios e custos;
- Melhoria nos cuidados dos pacientes;
- Pesquisa e desenvolvimento da indústria médica;
- Melhoria na transparência dos subsídios governamentais e
- Melhoria na monitoração da saúde digital.
Um conteúdo aprofundado sobre o tema você pode ver no Podcast “E se..” uma indicação do site Saúde Business.
Episódio 5 - E se... a ciência de dados tomar todas as decisões por você?
Ainda não é usuário do App Health?
Entre em contato e solicite um teste grátis.