5 dicas para aplicar o marketing digital na sua clínica e consultório
As redes sociais têm ganhado espaço nos últimos anos, ainda mais quando pensamos na evolução das ferramentas digitais no mercado de trabalho. O marketing digital atualmente é uma ferramenta importante para que as empresas divulguem sua marca e estabeleçam sua autoridade.
É por isso que é importante que gestores de clínicas pensem no marketing digital e desenvolvam estratégias de gerenciamento nas redes sociais, principalmente traçando um plano de ação e tendo uma execução assertiva, sem dar margens para erros.
Dica 1: Pesquise e escolhas com quais plataformas trabalhar
Hoje, os principais canais digitais são: Facebook, Instagram, WhatsApp, LinkedIn, Google, Youtube e os emails. Apesar da grande variedade de ferramentas, você não precisa necessariamente trabalhar com todas elas. Isso porque, é necessário entender qual seu foco e objetivo e qual ferramenta realmente dialoga com ele.
Faça um estudo aprofundado das ferramentas e de qual é a melhor maneira de usá-las, afinal, é preciso captar a dinâmica de cada rede. Desenvolver um estudo de persona ou público alvo, também é fundamental para entender onde está o seu público e como falar com ele através das redes sociais, desenvolvendo assim, relevância.
Dica 2: Crie uma persona e um planejamento de ações para a marca
A persona é definitivamente o primeiro passo antes de qualquer ação no marketing digital. Esta definição guiará todas as fases dos processos e dará as respostas assertivas para as principais dúvidas de como agir em redes sociais.
Para criar uma persona é preciso definir quem é o Público Alvo e o Público Consumidor e assim, ir desenvolvendo perguntas e respostas de quem seria a “persona ideal”. Após essa análise é possível criar a voz da sua empresa, com quem ela fala e como falar, não apenas facilitando, mas guiando o seu posicionamento em redes.
Após criar a persona é a vez do planejamento de ações da marca. Esse planejamento definirá quais são os passos que devem ser seguidos para criação das redes sociais, quais redes serão ativadas, como serão postados e criados os conteúdos, qual maior relevância de datas do ano… enfim, todas ações referentes à empresa nas redes sociais.
Dica 3: Produza conteúdos de relevância
Atualmente o perfil do público mudou, isso quer dizer que as pessoas não se impressionam mais com uma propaganda vazia, direta e sem criatividade ou inovação. Isso acontece pelo tanto de informação que circula diariamente em redes sociais. Para conseguir driblar este cenário é importante pensar em pautas interessantes e relevantes para seu público-alvo, algo que ele não pode deixar passar a ser ler.
Impactar é a palavra de ordem para os conteúdos relevantes e para isso, também, é fundamental conhecer com quem você está falando. Dê dicas, curiosidades, conte sobre sua empresa, alie a necessidade as curiosidades, mas sempre pensando “O que meu público alvo precisa conhecer?”
Dica 4: Tenha bons profissionais atuando no seu marketing
É bastante comum o acúmulo de funções, ainda mais quando trata-se de um local de trabalho menor, no entanto, para o marketing é importante pensar que estas estratégias podem ser aplicadas em nível pontual no início, mas com passar do tempo e da complexidade irá exigir uma equipe focada no setor.
A administração já traz o conceito de investimento, é assim que o marketing deve ser visto: como um investimento na imagem da sua marca e não apenas um gasto. É o marketing que irá ajudar a impulsionar sua clínica, torná-la conhecida e abrir novos espaços no mercado.
Por essa razão ter uma equipe focada e dedicada na criação visual, gerenciamento de redes sociais, criação de conteúdo entre outras ações é importante para o sucesso do seu marketing.
Dica 5: Analise as métricas
Por fim, pense que todo investimento é necessário ser metrificado, nas redes sociais não é diferente. Hoje em dia, todas as empresas de comunicação digital têm a oportunidade de um espaço para retirar relatórios e acompanhar as métricas, isso auxilia na tomada de decisão do empresário e é um trunfo para o planejamento estratégico das redes.
Através das métricas é possível entender os investimentos, saber onde aplicar mais atenção e qual estratégia não beneficia seu negócio. A análise de resultados é fundamental para o gerenciamento das redes sociais.
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