Qual a Importância de um Planejamento Anual para sua Clínica
É lei para qualquer gestor de qualquer setor do mercado que o sucesso para um bom desenvolvimento e crescimento da empresa é o Planejamento. No entanto, poucas pessoas percebem que o desenvolvimento de um planejamento anual para seu negócio é a chave de um ano bem sucedido.
Desenvolver este planejamento estratégico é um desafio, mas o App Health traz algumas dicas de como criar este projeto e possibilitar um crescimento sustentável da sua clínica. Confira:
Reveja sua identidade organizacional
É importante que haja inovação todos os anos no seu empreendimento, mas algumas coisas sempre permanecem as mesmas: entender qual é a sua identidade, seu público alvo, sua visão, missão e valores, é um primeiro passo para conseguir entender para onde ir no que seguinte.
Elabore diretrizes de direcionamento
Após entender quem é sua empresa, é necessário traçar um mapa de diretrizes para seus colaboradores para cada área da clínica. Ou seja, criar ações que devem ser realizadas por cada setor: atendimento, financeiro, marketing, TI e etc. Assim, você alia a atividade profissional com cada pessoa que está na sua organização.
Refaça a Análise SWOT
É comum no início de todo negócio a criação da Análise Swot, a Swot busca desenvolver a sua empresa dentro de quatro principais: Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidade, dentro de um ambiente macro/externo e micro/interno. Mesmo que você já possua sua análise inicial, faça o teste de refazê-la a cada nova fase e isso leva em consideração também o planejamento anual. Entender as forças e fraquezas é importante para entender qual será o foco de atuação do novo ano, onde melhorar e como melhorar internamento. Assim como saber as ameaças e oportunidades abrem espaço para um crescimento real.
Avalie a sua concorrência
Chamado no marketing de benchmarking, analisar as ações da concorrência é uma prática corriqueira e deve fazer parte da sua rotina, entender quais ações são desenvolvidas, quais suas vantagens, quais suas fraquezas em relação a ela e qual posição você gostaria de ter. É uma importante estratégia para mapear onde sua empresa está situada no mercado.
Trace metas e determine um plano de ações
Após passar por todas essas etapas você já terá as informações e conhecimentos necessários para traçar as metas para sua empresa no próximo ano e estabelecer um plano de ações concretas e reais. Coloque as metas em categorias: curto, médio e longo prazo. Após isso, coloque prioridades e se possível quais meses elas estarão sendo executadas. Sobre o plano de ações é importante estabelecer quem serão os responsáveis por cada processo: discrimine o setor, qual será a atividade, qual tempo de execução, quem deverá conduzir a ação, qual valor investido e qual resultado esperado.
Por fim, teça um cronograma anual
Tendo as metas e as ações definidas crie o cronograma das atividades, separe elas por setores, prioridades, período e complexidade. Imagine que este cronograma te ajudará durante os 12 meses a controlar o dia a dia da sua empresa e você saberá lidar melhor com adversidades.
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