A importância da acessibilidade no atendimento da sua clínica
É um direito legal de todas as pessoas poderem circular com dignidade em espaços públicos. Quando falamos em clínicas e consultórios a responsabilidade vai além, bastante pensar em um outro direito do seu humano: a saúde.
O decreto Decreto Federal 5296, de 2004, determina que “para a concessão de alvará de funcionamento ou sua renovação para qualquer atividade, devem ser observadas e certificadas as regras de acessibilidade”. Além disso, o texto ainda complementa que o estabelecimento de saúde apenas terá o alvará sanitário para funcionamento se estiver de acordo com as exigências legais de acessibilidade.
A acessibilidade pode ser identificada na estrutura, mas também em um tratamento igualitário, sem preconceitos, empático e determinado a promover o bem estar social para toda e qualquer pessoa que procure um serviço de saúde.
A Organização das Nações Unidas (ONU) reitera que “todas as políticas relativas à pessoa com deficiência devem assegurar o acesso dessas pessoas a todos os serviços da comunidade e todos os recursos devem ser empregados de tal modo que garantam uma oportunidade semelhante de participação para cada indivíduo”.
Cabe aos profissionais manter políticas de acessibilidade e uma estrutura adequada às pessoas com qualquer tipo de deficiência. Confira as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT, que designa as adaptações estruturais para acessibilidade:
Área Externa
- Rampas de acesso;
- Elevadores de acesso para área interna (quando a entrada da clínica estiver em nível acima da rua);
- Estacionamento com vagas prioritárias e fiscalização para seu uso adequado;
- Corrimão em todas as escadas;
- Calçada com piso tátil;
- Portas adaptadas.
Área Interna
- Corredores espaçosos e que obedeçam às normas técnicas de largura mínima (0,90m para aqueles de uso comum com extensão até 4,00m; 1,20m para corredores de uso comum com extensão até 10,00m; 1,50m para corredores com extensão superior a 10,00m);
- Corrimãos e barras de apoio em escadas internas;
- Elevadores adaptados;
- Banheiros adaptados e com barras de apoio para o uso de pessoas com necessidades especiais;
- Piso estável e com textura antiderrapante;
- Portas adaptadas.
Vale lembrar que quanto mais adesão às adaptações forem implementadas no estrutura na missão da sua clínica, melhores serão os resultados do seu atendimento!
Ainda não é usuário do App Health?
Entre em contato e solicite um teste grátis.