Triple Aim ou Quadruple Aim: Como aplicar a estratégia de gestão na área da saúde?
Quando pensamos em gestão da saúde não imaginamos que o setor abrange estratégias de melhorias significativas e segmentadas. Nos últimos anos diversas ferramentas e modelos de planejamentos foram criados, hoje vamos explicar para você o que é o Triple Aim e como ele pode te ajudar na gerenciamentos da sua clínica ou consultório.
O conceito
Triple Aim foi criado pelo
Institute For Healthcare Improvement (IHI) e se baseia em três metas: Otimizar a experiência do paciente em relação a assistência; Melhorar a saúde da população; Reduzir o custo
per capita dos cuidados com a saúde.
O conceito vem do termo em inglês: Metas Triplas, desenvolvido nos Estados Unidos para descrever uma abordagem de otimização de performance dos sistemas de saúde. No entanto, essas metas são baseadas em valor, pensando principalmente na eficácia e não apenas nos insumos utilizados nos produtos. Ou seja, pensa na qualidade dos serviços e atendimento.
As metas do
Triple Aim visam a padronização e a melhor distribuição de recursos dentro da gestão de uma clínica ou consultório, visando diminuição de custos e aumento de recursos com qualidade.
Vantagens na Aplicação da Triple Aim
O
Triple Aim é um tripé entre:
saúde da população, experiência do paciente e custo per capita, neste processo cada um dos fatores influencia no outro, porém ele também depende da interação dos agentes: operadoras, provedores, corpo clínico e os pacientes.
Entre as vantagens da estratégia estão: uma melhoria constante e integrada de um espaço da saúde; redução de custos; aumento da produtividade, promoção social a saúde e bem estar; cuidados mais complexos e integrados, aumento da acessibilidade, atendimento humanizado, democratização dos recursos… entre muitos outros que englobam uma consciência social a saúde.
Ainda vale lembrar que estabilizar ou reduzir o custo per capita dos cuidados com os pacientes dará às empresas a oportunidade de serem mais competitivas, diminuir a pressão sobre os orçamentos de saúde e proporcionar às comunidades maior flexibilidade para investir em atividades de lazer, que aumentam a vitalidade e o bem-estar.
Os principais indicadores de melhoria do Triple Aim são:
- Tempo médio de permanência do paciente (TMP);
- Giro de leitos;
- Volume de pacientes por dia e de saídas hospitalares;
- Taxa de ocupação do hospital.
De acordo com
Institute for Healthcare Improvement, os componentes de um sistema que atenderia os requisitos de funcionamento para aplicação do método, entre eles estão:
- Concentração em pacientes e famílias;
- Redesenho de serviços e estruturas de atenção primária;
- Gestão da saúde da população;
- Plataforma de controle de custos;
- Integração e execução de sistemas.
E para isso acontecer, uma clínica ou consultório deve observar e se adequar quanto sua: infraestrutura, tecnologia, inovação e a liderança para uma organização adequada desses processos.
Triple Aim x Quadruple Aim
À medida que o modelo evoluiu surgiu debate entre os profissionais para incluir mais um quesito ao método. De acordo com IHI, as organizações defendem que o quarto objetivo é atingir a satisfação e alegria no trabalho (joy in work), assim, transformando o conceito em Quatruple Aim.
Com isso, as organizações motivam um engajamento no trabalho, levando em conta a importância de médicos, enfermeiros e todos os profissionais da saúde na transformação da qualidade do setor. Com isso, estimular o sentimento de alegria, realização e sucesso no ambiente de trabalho, entendendo que este profissional é parte algo significativo.
Todas as melhorias vistas aqui e que são oferecidas pelo método
Triple AIM são benéficas tanto para os pacientes, como para as empresas.
Ainda não é usuário do App Health?
Entre em contato e solicite um teste grátis.