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A Importância Da Imagem Profissional Médica Para o Seu Marketing
11 de março de 2022

A Importância Da Imagem Profissional Médica Para o Seu Marketing

O marketing é fundamental para qualquer tipo de negócio ter sucesso, criar um nome e escalar com todo seu potencial. Na medicina, isso não é diferente, afinal, uma boa estratégia de marketing vem aliada a ter uma postura e imagem profissional de respeito e credibilidade, construir um branding do seu negócio, gerir as ferramentas de comunicação e divulgação, além de diversos canais que podem servir como aliados à sua comunicação.


E qual a importância da sua imagem para o marketing?


Na medicina a imagem profissional é tão importante quanto em qualquer outro setor, isso porque o produto é você! Isso mesmo, o serviço oferecido e os produtos destinados aos “clientes” é a sua relação com seu paciente. Por isso, médicos e profissionais da saúde usam o próprio nome para aumentar o respeito de suas clínicas. 


E tudo isso depende de um objetivo: qual imagem você, profissional, pretende construir? Neste caminho, muitos preferem criar o nome direcionado para clínica, um coletivo e outros para si mesmos. A imagem profissional ou marketing pessoal tem como foco o profissional, enquanto uma marca empresarial visa o negócio.


Se um profissional opta por construir uma boa imagem profissional, significa que os caminhos que terá que traçar é buscar em torno do seu nome aliar a credibilidade e autoridade no mercado, uma vez que o profissional será mais reconhecido e passará exatamente a mensagem que deseja para seus pacientes.


Uma imagem profissional sólida propicia uma vantagem em relação a profissionais do mesmo segmento, isso quer dizer que por mais que o foco seja mostrar sua marca isso deve deve estar intimamente alinhado com a verdade, às competências profissionais, aos valores, aos objetivos, e ao que este profissional pretende construir a longo prazo.


O App Health preparou 5 passos para construir sua imagem profissional no marketing médico, confira:

1) Planejamento - tenha objetivo e pense na mensagem que você deseja passar para seu público 


O primeiro passo para qualquer planejamento e estratégia de marketing é o objetivo que você pretende alcançar. Entenda a sua empresa. Por que você decidiu construir sua empresa e seguir na sua carreira? Qual é a sua história? O que te motiva todos os dias? A sua marca é o seu espelho, portanto, entenda o que faz uma marca ser única é a história que ela conta. 


Como profissional, pense em qual mensagem deseja passar para seus pacientes. Isso irá direcionar todo trabalho construído em torno da sua imagem, incluindo seu tom de voz, forma de se comunicar, por quais canais se comunicar, sua identidade visual, enfim, todos os elementos que englobam seu marketing.


2) Aplique estratégias: use ferramentas do marketing para alcançar seu objetivos


O segundo passo é entender quais ferramentas podem ser mais úteis para você: marketing digital, marketing de conteúdo, redes sociais, mídias off como tv, rádio e outdoors… as opções são várias, mas o sucesso depende de ter uma estratégia global bem amarrada. 


Pense: Quais canais seus pacientes acessam todos os dias? É provável que todos os seus pacientes acessem a internet diariamente, seja o Google, Facebook,
Instagram, Youtube ou todos eles. Eles estão na rua, na tv, ouvem rádio?


Além das ferramentas, alie a eles um conteúdo didático e relevante, você pode atrair um paciente que normalmente não se consultaria na sua clínica, mas ficou interessado pelo seu site e sua história. Neste ponto é importante levar em consideração a contratação de uma agência de marketing na área da saúde para iniciar sua estratégia de marketing médico. 


3) Conheça a jornada dos seus pacientes


Conhecer a jornada do seu paciente é fundamental para aplicar sua estratégia, a experiência do paciente começa desde o momento em que ele decide buscar por um profissional de saúde.


Quando paciente chega até você busca entender ou aplicar métodos para descobrir como ele chegou até seu consultório, de que forma ele te contactou, qual foi a experiência dele no atendimento com a secretária, como foi o retorno dele para confirmar a consulta… enfim, todos os aspectos que permeiam a jornada dele como seu cliente.


A experiência do seu paciente começa quando ele resolve buscar seu nome ou até mesmo na forma como seu nome chega até ele até o momento final do atendimento. É preciso entender que para entregar uma boa experiência, é necessário estar atento também ao processo de agendamento, recepção e pós-consulta.


4) Relacionamento: invista no pós-consulta e no marketing de relacionamento


Por mais agitada que seja sua rotina, a pós consulta deve ser um processo vital na gestão da sua clínica e um dos maiores diferenciais que você pode agregar para seu serviço. Os seus pacientes podem não esperar receber uma mensagem sua, principalmente se um retorno não precisa ser marcado, e em diversos casos, essa situação leva ao esquecimento sobre você.


Portanto, atenção, quando um profissional consegue manter contato com os seus pacientes, além de estender seu atendimento para além da consulta, ele também aumenta o número de pacientes retornantes e indicações. Para facilitar a sua rotina, você pode utilizar ferramentas de automação de marketing, como uma plataforma de e-mail marketing exclusiva para profissionais de saúde.


5) Aprimore-se: continue estudando sobre marketing médico!


Estudar nunca é demais e neste caso só te levará a ter mais sucesso. Estes conteúdos podem ser adquiridos de diversas formas: livros, artigos, cursos, vídeos, e-books, entre muitos outros. 


Assim como você faz para sua carreira médica, também é necessário continuar estudando sobre marketing para ter uma estratégia cada vez mais consistente e assertiva.


Atualize-se constantemente, mesmo com uma agência, esteja a par de todas as estratégias e aplicações esses são os primeiros passos para construir uma imagem profissional médica de qualidade. 


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