Como aplicar a estratégia FOFA na sua clínica
O gerenciamento eficaz de uma empresa depende de planejamento, sempre falamos para você sobre a importância de ter uma boa gestão de processos. Hoje vamos te contar como aplicar a Análise FOFA, também conhecida como Análise Swot.
Trazendo excelentes resultados, a FOFA busca entender o posicionamento da sua empresa, fatores internos e externos e garante indicadores para um planejamento estratégico situacional.
Mas o que quer dizer a estratégia FOFA?
Traduzido do Inglês, SWOT, o FOFA significa: Fraquezas, Oportunidades, Forças e Ameaças. Essas são as fases do processo que visa entender e explorar o ambiente interno e externo da sua empresa. Portanto, a implementação do FOFA precisa seguir passos dentro de uma organização.
As Forças e Fraquezas correspondem ao ambiente INTERNO de observação, já as Oportunidades e Ameaças ao ambiente externo. Trace uma matriz e faça um check list com informações sobre sua clínica. Para isso siga os passos adiante.
Primeiro Passo: Forças
As forças correspondem às vantagens da sua clínica em relação ao seu concorrente ou dentro de um espectro interno, o qual é controlável. Aqui, podem ser analisadas a qualidade dos serviços, tecnologias investidas no espaço, gerenciamento da equipe, produtividade, equipamentos e tudo aquilo que seja o seu diferencial de mercado.
Além disso, você poderá pontuar os serviços adicionais da sua clínica: limpeza, organização, atendimento ao cliente, localização geográfica, jornada do consumidor, gestão de marketing e etc.
Segundo Passo: Fraquezas
Ainda no ambiente interno da sua empresa, as fraquezas devem ser observadas em relação ao seu dia a dia de gestão e trabalho. Um gestor precisa entender e saber tudo que está acontecendo no processo interno da clínica, os principais indicadores são os colaboradores e os resultados internos da empresa.
Faça um levantamento de processos: jornada do paciente, atendimento, equipamentos, irregularidades nos serviços, software utilizado, como as novas tecnologias são aplicadas, resposta ao paciente, facilidades geradas pela clínica e enfim… entre muitos outros indicadores internos de organização da sua clínica, veja onde estão as falhas e os acertos.
Terceiro Passo: Oportunidades
Para o ambiente externo, observamos que as Oportunidades não são controláveis, e portanto, devem ter uma grande atenção. O gestor deve estar atento ao mercado, às volatilidades financeiras, aos processos emergentes, às inovações, às falhas em concorrentes e lacunas que se abrem às oportunidades.
Neste setor, elenque o que você considera que são potenciais oportunidades para seu crescimento. Considere a gestão pública um aliado, pense em acreditações, certificações, em novos modelos de negócios… são muitas as opções, portanto, é necessário estudar e estar bem informado.
Quarto Passo: Ameaças
Ainda pensando em um cenário externo, é necessário avaliar as ameaças que você tem para sua clínica e gestão. A ideia, é entender que no meio das adversidades sempre podem surgir novas oportunidades e soluções.
É necessário avaliar de que forma seus concorrentes diretos e indiretos estão impactando o seu negócio, estão se diferenciando no mercado. Preveja esses impactos, levante um check list de boas ações dos concorrentes e elenque onde eles estão sendo mais assertivos ou diferenciados.
E lembre-se, esta estratégia busca dar visibilidade às novas possibilidades e inovações para seus negócios.
A Análise FOFA é uma excelente forma de iniciar a Matriz CANVA, mas também, é importante para pivotar, inovar e potencializar um negócio. Faça um teste e aplique na sua clínica. Descubra novas formas de entender essa estratégia, pesquisa, estude e depois conte para nós quais foram os resultados.
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