Estratégias Para Aumentar a Adesão ao Tratamento de Pacientes
Quando procura um médico, nem sempre a pessoa está disposta a ouvir ou entender tudo o que o seu médico está lhe recomendando. Por isso, é um dever médico fazer com que seu paciente confie e assim possa aderir ao tratamento proposto. A não adesão afeta tanto o tratamento, quanto o relacionamento do médico com seu paciente.
De acordo com a Organização Mundial Da Saúde, a adesão ao tratamento é o “grau com que paciente segue as instruções médicas”, mas vai muito além disso a adesão envolve confiança, retorno ao médico, tomar medicamentos da forma indicada, comparecer a consultas de acompanhamento e buscar mudanças comportamentais, como hábitos de vida saudáveis, incluindo a alimentação e a prática de atividade física.
Essas práticas dizem respeito ao relacionamento entre o médico e o paciente, uma relação de cooperação e entendimento. No entanto, alguns pacientes podem dificultar essa adesão, por isso, elencamos algumas dicas de como ajudar a adesão ao tratamento médico.
Personalize o atendimento e conheça seu paciente:
conheça o histórico médico do seu paciente, entenda como ele vive e quais são seus hábitos. Escute o que ele tem para dizer e preste atenção nas subjetividades.
Trabalhe com motivação:
a motivação não pode ser gerada de uma hora para outra e depende muito do paciente, nossa dica é estimular a motivação dele, para que ele sinta a necessidade de estar motivado.
Identifique barreiras comportamentais à mudança:
converse com paciente, entenda suas dificuldades, tenha empatia. Busque entender o que o faz tomar determinadas atividades e o porquê das objeções.
Defina metas de forma colaborativa:
o tratamento deve buscar a saúde do paciente, por isso, ele deve participar ativamente do processo, entendo porque a necessidade de determinadas orientações e remédios.
Use uma linguagem acessível:
A comunicação é o principal fator de sucesso do atendimento, é necessário que o médico use uma linguagem que o paciente entenda o que ele tem e o que ele precisa fazer, inclua ele na orientação, ele precisa se sentir assistido.
Seja flexível:
Entenda que cada pessoa é única, leva um tempo de entendimento, e um tempo para poder assimilar as orientações. Portanto, busque ser flexível e entender o seu paciente, mudanças não são imediatas e ao lidar com pessoas é preciso ter em mente que nem todas as pessoas são tranquilas.
Essas dicas são fundamentais para promover uma interação melhor entre paciente e médico. É importante prestar atenção a detalhes e entender que as pessoas precisam de paciente e empatia.
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