Implemente o pagamento virtual em sua clínica ou consultório
Atualmente, o pagamento online virou uma obrigatoriedade para diversos estabelecimentos que lidam diretamente com o público. O paciente, assim como um cliente normal, já se habituou a utilizar a tecnologia para resolver as situações corriqueiras do dia a dia. Impulsionado pela telemedicina, às clínicas e consultórios também precisaram entrar nessa onda e adaptar seus sistemas ao pagamento virtual. Além de ser uma facilidade para o paciente, o recebimento online é rápido e garantido para o empreendedor também.
Existem diversas formas de aderir ao pagamento online, confira:
Boleto Bancário:
além de mais antigo, o boleto bancário é um dos métodos mais utilizados para pagamentos, seja para contas do dia a dia como luz, água e internet até para produtos de alto valor, compras esporádicas e serviços. Ele pode ser realizado de forma online ou presencial, se adaptando a diferentes públicos, além de ter uma compensação rápida e garantida. Para implementar na clínica é possível utilizar um banco que permita a geração de boletos com depósito em conta, como é o caso dos bancos digitais: Nubank, Inter, C6 Bank ou você pode contratar um serviço de geração de boletos de cobrança nos bancos convencionais. Em ambos os casos é preciso se atentar para a necessidade de emitir Nota Fiscal.
Cartão de Crédito e Débito:
é comum que clínicas e consultórios já tenham a opção de pagamento no cartão, no entanto, para migrar ao digital é necessário que a empresa contrate uma empresa adquirente ou um subadquirente, elas são as responsáveis por fazer a ponte entre o prestador de serviço e as bandeiras dos cartões, como é o caso da Cielo, Getnet, Stonee Rede. O paciente pode escolher por onde ele irá fazer o pagamento, caso escolha a opção online o processo pode ser realizado utilizando a própria plataforma da adquirente contratada ou então uma desenvolvida especificamente para o seu negócio.
Débito Automático:
essa opção é pouco utilizada para pagamentos de produtos e serviços pontuais, como é o caso de uma consulta, no entanto, ele é bem comum para pagamentos de contas recorrentes: clubes de assinatura, planos de internet e telefonia.
Para utilizar o DDA, a clínica ou o consultório agenda um pagamento nos lançamentos futuros do paciente, em uma data previamente combinada entre as partes. Assim, o lançamento fica pendente na conta do paciente até que ele efetue o pagamento. Para aderir ao método, é necessário contratá-lo no banco em que sua clínica ou consultório é correntista.
PIX:
Por fim, o famoso PIX. O método foi lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central do Brasil com objetivo de simplificar as transações bancárias. Antes do PIX, já existiam transações do tipo TED e DOC, porém o PIX é inovador ao trazer uma série de vantagens.
Com pix o Dinheiro é transferido em poucos segundos; é Gratuito para Pessoa Física e taxas reduzidas para Pessoa Jurídica; Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive feriados, apenas com uma restrição: Entre 20h e 6h, o limite de transferências será de R$ 1.000.
Após conhecer todas essas facilidades para implementação do pagamento virtual, é só escolher aquela que se encaixa melhor ao seu negócio e colocar em prática!
Ainda não é usuário do App Health?
Entre em contato e solicite um teste grátis.