Criminosos digitais: proteja seu consultório dos hackers
A virtualização da comunicação e do sistema de gestão empresarial mundial, trouxe muitos benefícios para a humanidade. Contudo, com o lado positivo também surgem empecilhos e problemas. Na era digital o roubo de informações já virou um paradigma a ser solucionado. Há anos, engenheiros e cientistas da informação buscam ferramentas para impedir que os “criminosos virtuais” tenham sucesso nas redes.
Os chamados hackers são aqueles que, através de ferramentas virtuais, entram em sistemas empresariais e particulares com objetivo de roubar dados e informações. Foi pensando em criar uma barreira de proteção digital que sistemas de segurança foram criados no mundo inteiro e adaptados para cada tipo de empresa e necessidade. A segurança virou palavra chave quando trata-se de recursos alocados na nuvem.
Na internet todo mundo está suscetível a sofrer ataque de hackers, por isso a segurança digital é tão importante para que seus dados não caiam na mão de pessoas erradas. Na medicina não é diferente, os ataques hackers contra hospitais também já são uma realidade, o mais comum é com o uso de ransomwares, um vírus que criptografa os dados de um computador ou servidor e cobra um valor de “resgate” para devolução dos dados.
Mas como proteger sua clínica ou consultório dos criminosos virtuais? Confira algumas dicas:
Tenha um software de gestão protegido e confiável;
Instale um programa VPN (rede privada virtual);
Ative o Windows Defender;
Habilite o firewall;
Use um gerenciador de senhas:
Ajuste o roteador:
Ative o BitLocker do Windows
Se tiver dados em nuvem, verifique a segurança;
Ative verificação em dois fatores;
Cuide e faça manutenção em equipamentos.
Em caso de suspeitas que seus aparelhos estejam desprotegidos, entre em contato com um profissional especializado!
Ainda não é usuário do App Health?
Entre em contato e solicite um teste grátis.