Médico X Redes Sociais
Entenda como ter presença digital pode alavancar sua clínica ou consultório
As redes sociais de uma maneira geral mudaram a forma como as pessoas se relacionam, buscam informações, escolhem onde frequentar, onde comer, para onde viajar e até qual médico escolher quando precisa de ajuda profissional para questões de saúde.
Para se ter uma ideia, em 2021 o TikTok passou o Google em plataforma mais acessada, impulsionada especialmente pela geração Z. A relação do médico com o aplicativo TikTok vem tomando grandes proporções. Mesmo sabendo das restrições exigidas pelo Código de Ética Médica, criado pelo Conselho Federal de Medicina, é possível expor seu conhecimento e autoridade de forma leve e útil para que as pessoas te conheçam e lembrem do seu nome quando precisarem agendar uma consulta.
É fácil entender a relevância do trabalho consistente nas redes sociais, especialmente se o profissional já atua com a telemedicina. Ao invés de ter um campo de atuação limitado geograficamente, expandir possibilidades é realmente atrativo.
Aqui vão algumas dicas para te ajudar a estruturar uma estratégia de marketing digital que mudará a forma como as pessoas (e futuros pacientes) chegam até você:
- Tenha um site. Não precisa ser nada muito complexo, mas é fundamental que tenha informações como nome, registro no conselho profissional, área de atuação, breve histórico profissional, dados da clínica (telefone, endereço, WhatsApp). Clientes App Health podem contar com um perfil público que oferece até agenda online integrada.
- Esteja presente nas redes sociais. Para profissionais da área da saúde, Instagram e TikTok se consolidaram como as mais relevantes.
- Crie uma estratégia de conteúdo consistente. Você sabe melhor que ninguém quais são os pontos mais importantes para compartilhar com sua audiência. Seu paciente é uma fonte inesgotável de conteúdo. Quais são as dúvidas mais comuns que você esclarece todo dia em seu consultório? O que você gostaria que seus pacientes soubessem para cuidarem ainda melhor da saúde?
- Não precisa aderir às dancinhas se não quiser. Cada pessoa tem a sua maneira de se relacionar com as pessoas e está tudo bem. O importante é compartilhar conteúdo de qualidade.
- Se fizer sentido para você, contrate uma agência de marketing que te ajudará a construir uma marca sólida, com identidade própria, mas não se prenda a isso. Caso não seja possível, seu conhecimento e um celular já são capazes de projetar todo o seu conhecimento e criar autoridade para você, atraindo muito mais clientes em potencial.
- Tenha constância. Estabelecer uma rotina de postagens é muito importante para que seu conteúdo seja entregue cada vez para mais pessoas. Não existe um volume ideal de posts, veja aquilo que é possível dentro da sua realidade, mas seja disciplinado para manter-se ativo.
Esperamos que as dicas ajudem e encorajam você a investir de verdade nas redes sociais. Elas são uma fonte de novos pacientes e ainda ajudam muitas pessoas a consumir conteúdo de qualidade, produzido por profissionais confiáveis como você.
Ainda não é usuário do App Health?
Entre em contato e solicite um teste grátis.