Início » Blog »  5 motivos para seu paciente não voltar ao seu consultório 

5 motivos para seu paciente não voltar ao seu consultório
22 de agosto de 2022

5 motivos para seu paciente não voltar ao seu consultório

Ser assertivo no atendimento clínico não basta, entenda porquê

Manter a agenda lotada é um desafio para a maioria dos profissionais clínicos, seja por falta de pacientes ou por lacunas deixadas por pessoas que simplesmente não aparecem no dia da consulta.

 

Estima-se que um pouco mais de 70% dos pacientes têm tendência a voltar no mesmo médico com o qual já se consultaram no passado. Você conhece a sua taxa? Já parou para refletir sobre isso ou ainda, tem ferramentas que te ajudam a analisar a saúde da sua carteira de clientes?

 

Muitos podem ser os motivos para um paciente simplesmente não voltar a se consultar com um profissional de saúde. Elencamos os principais que notamos durante o processo de desenvolvimento do Sistema App Health. São eles:

 

1) Não deixar retorno agendado ainda com o paciente dentro da sua clínica

 

Após a avaliação do paciente, o profissional entende que é necessário que haja um retorno dele ao consultório para nova avaliação dentro de um espaço determinado de tempo e o instrui a deixar o retorno agendado. O paciente passa pela porta e nunca mais lembra de voltar. Se a secretária estiver bem instruída a acolher o paciente após a consulta e já deixar o retorno agendado, as chances de ele realmente voltar se multiplicam.

 

2) Não ter um processo interno bem definido para lembrar seu paciente do agendamento com antecedência

 

Na maioria das vezes, um agendamento clínico é feito com um intervalo considerável entre o dia que o paciente ligou e a data da consulta, podendo ultrapassar até alguns meses dependendo do caso. Não coloque toda a responsabilidade de lembrar da consulta no paciente. E se ele não anotou ou perdeu onde anotou, por exemplo? Tenha um processo bem claro para lembra-lo com a antecedência necessária. A Secretária Virtual do Sistema App Health é fundamental nesse processo. O profissional pode configurar direto na plataforma quando ela deve começar a interação com o paciente para lembra-lo do agendamento e o melhor, de forma automática. Você, sua secretária e seu paciente não precisam fazer nada para que toda a cadência funcione sozinha após a configuração.

 

3) Não confirmar o comparecimento na consulta marcada

 

A agenda está cheia, seus pacientes foram avisados sobre seus horários antecipadamente e nas últimas 24 ou 48 horas, você ainda conseguiu confirmar os comparecimentos pelo WhatsApp, o que resultou em um dia de trabalho muito satisfatório e produtivo. Utopia? Não, essa é a realidade de quem usa o App Health. O sistema não só lembra seu paciente do agendamento, ele também requer uma confirmação de comparecimento ou cancelamento, dando muito mais previsibilidade para os resultados da sua clínica.

 

4) Só lembrar do seu paciente no dia da consulta

 

Muitos pacientes enxergam seus médicos (ou outros profissionais de saúde) como parte do seu círculo de amizades, já que constroem uma relação sólida ao longo dos anos. Isso se torna possível especialmente quando você se preocupa genuinamente com seu paciente em vários momentos da sua vida. Imagine o seguinte cenário: sua secretária inclui a data de aniversário no cadastro dos pacientes e você tem a oportunidade de parabeniza-lo pessoalmente se a consulta acontece no mesmo mês, semana ou dia do seu aniversário. Como seu paciente se sentirá? Faz diferença esse carinho e consideração, não?

 

5) Não realizar um bom pós-venda

 

Já se perguntou se os pacientes saem do seu consultório satisfeitos com o atendimento da recepção, com a estrutura física da clínica e até com a sua conduta profissional? Procurar entender como foi a percepção dele seja por meio de uma pesquisa informal feita por sua secretária ou até por uma pesquisa NPS bem estruturada é muito importante para que você aplique processos de melhoria contínua no seu negócio.

 

O ser humano é uma caixinha de surpresas, mas uma coisa é certa: todos nós gostamos de receber um tratamento cordial e proativo. Se este é o tipo de atendimento que você e seu time já prestam em sua clínica ou consultório, com certeza está colhendo bons frutos.

 

Se um dos pontos deste artigo te ajudaram a refletir em oportunidades de melhoria, conte conosco para te ajudar na jornada de transformação do seu negócio da saúde.

 

Para conhecer nossas soluções, clique aqui!

O App Health proporciona a melhor experiência de atendimento e controla a gestão de objetivos da rotina da sua clínica ou consultório.

Entre em contato e solicite uma demonstração.

Quero Saber Mais

Ainda não é usuário do App Health?

Entre em contato e solicite um teste grátis. 

Contate-nos

Posts relacionados:

Consulta urológica para diagnóstico de CID N39
Por Gabriel Lima 10 de abril de 2025
Saiba o que é o CID N39, quais são os sintomas e tratamentos dos transtornos urinários. Veja como a App Health apoia clínicas no cuidado completo.
Ver mais posts
Consulta urológica para diagnóstico de CID N39
Por Gabriel Lima 10 de abril de 2025
Saiba o que é o CID N39, quais são os sintomas e tratamentos dos transtornos urinários. Veja como a App Health apoia clínicas no cuidado completo.
Acompanhamento médico de paciente com CID F71
Por Gabriel Lima 9 de abril de 2025
Saiba tudo sobre o CID F71: o que é, sintomas, tratamentos e direitos do paciente. Veja como o App Health auxilia no cuidado completo.
CID M51: Transtornos de discos com radiculopatia
Por Gabriel Lima 8 de abril de 2025
Descubra o que é o CID M51, suas causas, sintomas e se dá direito a afastamento. Veja como o App Health apoia clínicas no tratamento.