Automação de marketing para clínicas e consultórios
O uso de tecnologias de automação serve para dar mais eficiência e escalabilidade para as estratégias de marketing. Confira o que é, como utilizá-la e quais suas vantagens.
Se você acompanha o App Health há algum tempo, já percebeu o quanto nós falamos sobre a importância de trabalhar com as ferramentas digitais ao seu favor, não é mesmo? Hoje vamos falar sobre automação de marketing, pode parecer um bicho de sete cabeças, mas fique tranquilo, é muito fácil aplicar as ferramentas no seu negócio e vamos te explicar como.
Sempre lembrando que essas ferramentas são impulsionadores do seu negócio e vem para agregar uma cultura que já existe e está sendo aplicada no dia a dia. O uso de tecnologias de automação serve para dar mais eficiência e escalabilidade para as estratégias de marketing.
O que é automação de marketing?
A automatização de marketing é, basicamente, as tecnologias que você utiliza para promover ações e executar atividades no seu negócio. Ela pode acontecer em diferentes fases e níveis, tudo depende do seu objetivo. Por exemplo, se você quer atingir um novo nicho de mercado você pode agregar a ferramenta de e-mail marketing para conversar com seu público alvo novo.
Contudo, este é um exemplo muito simples e pontual de como utilizar a ferramenta. A automatização vai muito além de ações isoladas, ela é uma estratégia completa e integrada ao seu inbound marketing, ou seja, destinado a sua equipe de marketing com finalidade de promover a imagem do seu negócio e, consequentemente, aumentar os serviços.
Funciona assim: através de ferramentas de automação é possível criar fluxos de ações em cadeia que cumprem a função de estar em contato com cada lead. Tudo isso, parte de um planejamento inicial baseado no ciclo de cada lead, ou seja, no funil de venda.
Calma, calma. A gente te explica, o funil de vendas indica os diferentes estágios e planos de ação que devem ser aplicados no relacionamento com a sua persona, geralmente, ele é dividido em três etapas principais.
Etapas do Funil de Vendas:
Atração ou tipo do funil:
é a fase em que o objetivo é levar o público até o seu conteúdo/site, basicamente, ele precisa conhecer o seu negócio e porque você faz o que faz.
Consideração ou meio do funil:
essa fase acontece depois ou quando lead já conhece o seu negócio, aqui você irá desenvolver estratégias de encantamento do seu paciente, mostrando para ele o que você faz, seus diferenciais e trazendo ele para a próxima fase.
Conversão ou fim do funil:
Agora é hora de converter este visitante em lead, ou seja, é o momento de conquistar efetivamente o lead, é aqui que ele tomará a ação de contactar seus serviços.
Para cada uma dessas estratégias há uma ferramenta destinada pensando em: orçamento, possibilidades tecnológicas, objetivo, meta de clientes, bugged para investimento entre vários outros fatores que te ajudam a validar qual melhor estratégia deve ser adotada e, também, qual caminho ela irá seguir.
O importante nisso tudo é você entender o seguinte gestor: quem não é visto não é lembrado e em tempos cada vez mais tecnológicos você precisa usar essas ferramentas ao seu favor antes que seja engolido por elas.
Estratégias de automação de marketing para clínicas e consultórios médicos:
Depois de entendermos o que é automação e a sua importância, agora vamos te mostrar como ela pode ser aplicada na sua clínica ou consultório médico.
- Primeiro passo: Invista em um software de gestão que dialogue com sua automação: Investir em ferramentas é muito importante, mas quando você tem um software que não dialoga com ela, estará perdendo tempo e dinheiro. Por isso mesmo, a App Health além de fornecer essa conectividade de plataformas, também atua otimizando teleconsultas e as rotinas do seu negócio. Clique aqui e converse com nossa equipe.
- Segundo passo: conheça as ferramentas de automação que mais dialogam com seu negócio. Seja SMS, WhatsApp, Email marketing, Landings Pages entre outras, entendam suas funcionalidades.
- Terceiro Passo: Aplique o Funil de vendas. Como já falamos, você precisa definir um roteiro de conteúdos e estratégias para cada parte do funil, por isso, conheça a sua persona, entenda seu ciclo de compra e personalidade para conversão.
- Quarto Passo: Tenha uma equipe que coloque a mão na massa. Para qualquer fase do negócio ter pessoas de confiança é importante, no e-mail marketing isso não é diferente, por isso, tenha uma equipe engajada e que entenda as métricas para pivotar se for necessário.
Por fim, elencamos algumas vantagens de aplicar a automatização de marketing na sua clínica ou consultório:
Dê visibilidade para seu negócio;
Diminua gastos e torne os resultados mais eficientes;
Fidelização de antigos pacientes;
Conquistas de novos nichos;
Alavancagem no negócio e investimentos;
Comunicação humanizada, segmentada e personalizada.
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