Teleconsulta para profissionais da Psicologia
A telemedicina virou protagonista da área médica nos últimos anos, impulsionado pela pandemia, mas também por uma sociedade cada vez mais conectada ao ambiente virtual. Não é à toa que diversos espaços e áreas precisaram se adaptar às teleconsultas, incluindo a psicologia.
Desde 2020, diversos profissionais têm recorrido ao método virtual para permanecer com seus atendimentos. Para estes profissionais, oatendimento à distância, e o uso da tecnologia tem se mostrado muito benéfico tanto para os psicólogos como para seus pacientes.
O Conselho Federal de Psicologia estima que 5,8% da população brasileira sofre com depressão, sendo a maior taxa do continente latino-americano. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), na última década o número de pessoas em depressão aumentou 18,4%, sendo mais 322 milhões de doentes. Situação similar acontece com os transtornos de ansiedade.
É neste contexto que as regulamentações em torno dos serviços de orientação psicológica através da internet facilitam o acesso de pacientes que antes estariam possibilidades de dar continuidade a seus atendimentos.
Mas, afinal, o que seria permitido?
As discussões relacionadas à psicologia através de teleconsulta começaram já há algum tempo, leis que iniciaram em 2000 e tiveram modificações em 2021 traçam novos parâmetros para os atendimentos. (Confira no
site oficial do CFP.) Como por exemplo, estão autorizados os seguintes serviços de forma virtual: Atendimentos de orientação psicológica; Processos seletivos de pessoal em suas etapas iniciais; Aplicação de testes psicológicos.
Ainda falando sobre a regulamentação, embora o Conselho Federal de Psicologia seja a favor da teleconsulta, o órgão é consciente quanto às questões que envolvem esse tipo de atendimento, exigindo um comprometimento do profissional com a leis estabelecidas para o atendimento e o exercício da atividade.
Entre elas, algumas questões que foram ampliadas e discutida para prestação de serviço de psicologia através de teleconsulta:
Sigilo e Confidencialidade:
de acordo com o artigo 9° do Código de Ética Profissional do Psicólogo, é dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional, protegendo a intimidade de seus clientes, bem como de grupos e organizações com quem trabalhe.
Qualidade dos serviços prestados:
a qualidade dos serviços prestados deve ser mantida durante a teleconsulta com a mesma cautela de um atendimento presencial.
Serviços regulamentados:
o Código de Ética Profissional do Psicólogo regulamenta também a oferta de serviços.
Produção de Registros Psicológicos:
bem como em atendimentos presenciais, tais registros devem ser produzidos em conformidade com as Resoluções CFP nº. 01/2009, da mesma forma todos os documentos psicológicos de cada paciente.
Como aplicar a teleconsulta no atendimento psicológico?
Para eficácia do atendimento, alguns pré-requisitos básicos garantem sucesso da consulta virtuais, entre elas:
Ter uma estrutura adequada para o atendimento;
Atender aos preceitos éticos de beneficência, não-maleficência e autonomia;
Garantia de consentimento e segurança;
Informações a respeito da formação do especialista;
Expertise e estudo para este tipo de atendimento;
É obrigatório o registro da empresa no Cadastro de Pessoa Jurídica no Conselho Federal de Psicologia;
O profissional deve ter documentação que comprove o seu registro no conselho também como Pessoa Física;
Deve ser realizado registro da teleconsulta bem como seria feito em uma consulta presencial;
No relatório da teleconsulta deve constar o sistema utilizado para coleta de dados e trocas de informações entre o profissional e seu paciente.
Quais os benefícios dos atendimentos virtuais?
Após entender todos os pontos anteriores, é importante conhecer os benefícios da prestação de serviços de psicologia através da teleconsulta:
1 – Mais acessibilidade;
2 – Diminuição da necessidade de deslocamento;
3 – Beneficia o relacionamento com o paciente;
4 – Melhora no acompanhamento de doentes;
5 – Diagnóstico precoce;
6 – Troca de informações entre especialistas;
7 – Centralização dos dados;
8 – Redução de custos;
9 – Segurança da informação;
10 – Prevenção de infecções.
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referências:
https://www.boaconsulta.com/blog/psicologia-teleconsulta-beneficios/#
https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46540-saude-anuncia-orientacoes-para-evitar-a-disseminacao-do-coronavirus
https://site.cfp.org.br/
https://e-psi.cfp.org.br/resolucao-cfp-no-11-2018/
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